Programação do curso de Ciências Biológicas

Mostra de Biologia

Conservação da Vida Marinha para o Futuro da Humanidade 2019 terá enfoque na diversidade e riqueza da vida nos ecossistemas costeiros e marinhos e o quão importante para a humanidade é a conservação e o uso sustentável dos oceanos, mares e recursos marinhos. A exibição irá sensibilizar os visitantes de todas as idades para a exuberância da vida, e o papel dos oceanos para manutenção da qualidade da vida humana e de todas as formas de vida no planeta. Tendo o conhecimento científico como referência estratégica, a Mostra de Biologia caracteriza-se pela promoção de atividades de educação não formal e de divulgação científica que tem como objetivo principal promover a popularização e difusão de conceitos biológicos por meio do encantamento proporcionado pelas exposições. Ao final, portanto, queremos aprimorar a formação dos alunos, unindo as capacidades de “produzir conhecimentos com uma cidadania que sabe pensar”

O Pensamento Evolutivo: compreender para conservar a biodiversidade

O ensino de evolução é um componente curricular recomendado dentro dos parâmetros da Base Nacional Curricular Comum. Apesar disso, o contato com esse conteúdo é geralmente tardio na formação do aluno - apenas no terceiro ano do ensino médio - e apresentado de maneira desconexa do resto da Biologia. Essa problemática se estende ao conhecimento popular e, por consequência, para dentro das escolas, onde a Teoria da Evolução é rejeitada por muitos, pela falta de afinidade e de conhecimento. Ademais, deixar a evolução para o fim da educação básica faz com que o assunto tenda a ser abordado de modo impróprio e não cumpra o papel de eixo integrador que efetivamente tem no conhecimento biológico. Devido a esse quadro, tornase indispensável a divulgação da Teoria da Evolução nas Ciências Biológicas como uma forma de pensamento a fim de aprimorar a compreensão da dinâmica da biodiversidade e dos sistemas na Terra. Assim, propusemos a mostra científica de uma sala com a temática "O Pensamento Evolutivo: compreender para conservar a biodiversidade". A sala de evolução tem como objetivo divulgar o conhecimento científico a respeito da biodiversidade terrestre a partir do pensamento evolutivo, além de levantar o debate acerca da influência negativa das ações antrópicas na natureza e a importância da conservação como estratégia de redução desses impactos. O espaço físico será dividido em estandes com o intuito de apresentar ao público uma amostra da diversidade de organismos biológicos utilizando material coletado de indivíduos de diferentes espécies, dos quais os alunos poderão explorar de maneira interativa. As apresentações abordarão a história na vida na terra, assim como noções de tempo profundo, ancestralidade comum e hereditariedade. Será tratado também do papel do código genético na evolução da vida, além de desmistificar e desconstruir concepções icônicas e errôneas acerca do pensamento evolutivo, comumente apresentadas na mídia. Ao estabelecer relações entre os processos evolutivos e os problemas ambientais que enfrentamos, é possível entender mais sobre a interação da espécie humana com os ecossistemas naturais e sua capacidade de transformar o ecossistema planetário. Por conseguinte, será promovido ao final da apresentação um debate acerca da influência negativa das ações antrópicas na natureza e sua capacidade de transformar o ecossistema planetário.

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.